charmeessencia@gmail.com | Tel: 21-2783-6172

Sobre Nos

Sobre Nós

Em Agosto de 2012 numa roda de amigos em que se discutia a formação de uma empresa, despretensiosamente citei que se em algum momento tivesse que criar uma empresa, montaria um laboratório de criação de perfumes, devido a imensa paixão que tinha pelo desenvolvimento de fragrâncias e por está dentro do escopo de minha formação acadêmica, além de já ter passado por uma experiência positiva, ou seja, já havia criado alguns perfumes para uso próprio em 2010 e que desde então despertou a atenção de muitos amigos, que demonstraram um imenso interesse em comprar, inclusive. No momento em que conclui minha fala uma amiga, que mais tarde desenvolveria a logomarca, questionou o porquê não consolidar este projeto. Logo toda conversa foi direcionada para este fim. E só assim pude perceber que realmente tratava-se de algo factível. Certamente numa roda de amigos jovens, em que o delírio e a coragem andam juntos, abordamos vários pontos, mas enfatizamos sobre como seria a empresa, qual seria o nome, em que lugar seria, qual seria a logística de venda e etc.

A Marca

Normalmente os nomes das empresas seguem uma lógica que no geral ou está atrelada ao seguimento do negócio ou a algum aspecto afetivo ou familiar, gosto pessoal ou simplesmente àqueles nomes que não tem significado nenhum, mas que traz uma identidade única para o negócio.

Passamos por diversos nomes, juntamos palavras, termos, e por fim levamos em consideração que o perfume é algo que atrai, chama a atenção e encanta, e esta é a definição perfeita para a palavra Charme, principalmente para mim e pela enorme paixão que tenho não só pelo perfume, mas também pelo próprio ritmo Charme music (um dia, quando conseguir todos os acordes olfativos que almejo, lançarei uma coleção inspirada somente neste ritmo). Entretanto, por ser uma palavra relativamente comum, além do termo “Charme”, para mim era necessário algum outro termo, que trouxesse uma clareza maior sobre a perfumaria. Então surgi a ideia de inserir o termo “Essência”. Considerando que a essência é a mais importante característica de um ser ou de algo, e neste sentido podemos referir como a alma de um perfume, o termo foi muito bem aceito por todos que ali estavam e assim definimos o nome da marca como sendo “Charme Essência”, apenas.

Logo Charme Essencia

Logo

Assim como diversas marcas, era necessário dá uma cara para o nome Charme Essência. Porém isto ficaria a cargo de uma amiga que coincidentemente havia começado a trabalhar com artes gráficas e que demonstrou o imenso interesse em nos presentear com este serviço. Discutimos os pontos importantes da marca, do seguimento, e por fim o que seria interessante que tivesse na logo. Não queria algo tão comum como apenas as siglas da marca, mas sim o nome completo, porque acredito que isto facilita na identidade da mesma. Uma das coisas que para mim tem um significado imenso, e que dentro do possível gostaria que fizesse parte da logo era a coruja. A imensa admiração que tenho por este ser, devido suas imensuráveis habilidades em enxergar aquilo que outros não enxergam, vem de anos. A exuberância deste animal é notória, suas habilidades são tão distintas dentre as aves de rapino, que são as únicas que possui uma ordem exclusiva chamada de Strigiformes, e se não fosse contra, certamente gostaria de ter uma imensa, como um animal de estimação, mas não, prefiro que elas fiquem na natureza, assim elas ficam muito mais belas e felizes. Sabendo deste meu fascínio pelas corujas, minha orientadora de trabalho de conclusão de curso da universidade me presenteou com uma linda coruja de pedra seguida da seguinte frase: “A sabedoria vem de dentro pra fora, nasce com você, e todas as outras coisas podem ser conquistadas”. Assim todo o meu encantamento pelas corujas deixou de ser apenas fascínio e ganhou um significado maior. Outra questão importante é que popularmente a coruja representa a sabedoria, principalmente porque na mitologia, Atena, a deusa das Artes e da beleza tinha em seu ombro uma coruja na qual simbolizava os olhos de Atena, que a ajudava a enxergar aquilo que não era claro.

Pensando nisso, uma coruja estilizada e criada com exclusividade, foi inserida na área central da logo para representar o cerne de onde se retira toda inspiração e ao mesmo tempo ela forma o acento circunflexo do termo “Essência”. Durante o desenvolvimento pensou-se também em algo que representasse o lado abstrato da criação de perfumes. Por fim duas estruturas, também criadas exclusivamente, que ludicamente formam duas pessoas que manipulam algo precioso como o ouro e transforma em essência com maestria e encanto.

 

Lançamento

Em 2013 realizamos nosso primeiro lançamento que contou com a presença de um grupo bem pequeno de amigos que não abriram mão de um momento tão importante, principalmente para mim. A grande surpresa foi a presença de um Russo convidado de um amigo, que não resistiu e comprou quase todo o estoque com o intuito de comercializar em seu país e com isso a certeza de que todo esforço e dedicação não tenha sido em vão.

Pensando em proporcionar um perfume sob medida, a Charme Essência desenvolve fragrâncias customizadas, ou seja, criamos perfumes exclusivamente para você ou para sua empresa, com seus gostos, preferências, compatível com a sua personalidade. Historicamente perfumes personalizados foram reservados para grandes empresas ou famosos, mas agora a Charme Essência possibilita a obtenção destes produtos com a mais alta performance transformando você também em uma celebridade. Possuímos também fragrâncias prontas elaboradas criativamente pelo nosso perfumista, Farmacêutico que se dedica exclusivamente a nossa empresa. Criamos Eau de toilette e Eau de parfum de nicho. Em nossas criações utilizamos preferencialmente óleos essenciais naturais. Todos os nossos produtos são elaborados de acordo com as boas práticas de fabricação conforme preconizado pela International Fragrance Association (IFA) e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos essenciais, Produtos Químicos Aromáticos, Fragrâncias, Aromas e Afins (ABIFRA) em consonância com as RDC regulamentadas pela ANVISA. Seja exclusivo, tenha a sua própria linha de perfumes. Confira!!!

Todos os frascos de perfumes da Charme Essência vêm em uma embalagem feita de madeira, que o cliente poderá utilizar posteriormente para outros fins.

Nossos Clientes​

Nossos clientes possuem características diversas e constituem um grande grupo bem eclético, mas que possuem em comum um verdadeiro Bom Gosto. Homens e mulheres exigentes ou simplesmente desafiadores, que nos propõe uma grande viagem pelo mundo das notas olfativas. Cada cliente satisfeito nos reflete a ideia de uma criação bem sucedida. Por isso intitulamos nossos clientes como o "avaliador final", nosso efetivo controle de qualidade.

 

Perfumes